domingo, 14 de agosto de 2011

"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles". Provérbios 22:6


Hoje vi uma cena que ao mesmo tempo em que parecia bonita, me doeu muito. Uma cena entre filha e pai. A Filha entusiasmada para contar tudo ao seu pai, sobre tudo o que faz na faculdade, sobre tudo o que aprendera com os tatus bola, abelhas...
O jeito que ela falava, rapidamente sem dar tempo do pai falar, parecia que era como se ela não falasse agora, talvez nunca mais houvesse a chance. Ele ouvia atentamente. Isso é o que parecia, pois o papo dela parecia a de uma criança descobrindo o mundo, contando o que fizera na escolinha. Os olhos daquela menina moça eram brilhantes e apaixonados.
O mais interessante dessa história é que eu os vi na loja de roupas, depois no supermercado e novamente na lanchonete. Eu confesso que não disfarcei ao observar o casal. Fiquei pensando em como poderia ter sido com o meu pai se convivêssemos sempre. E quando nos vemos, raramente, contamos para o outro as coisas que fazemos ou fizemos na mesma euforia...
 E é essa parte que me doeu.
O fato de ela contar as coisas tão rapidamente, sem folego e depois dizer: _ “eu disse para a minha mãe”... Significava que eles não estavam juntos, não conviviam. Minha mãe achou que ele era estrangeiro e talvez não morasse aqui, mas seja como for é dolorido ver filhos separados de seus pais.
Quando um casamento não dá certo, quem sofre são os filhos. Mesmo que o motivo seja o suficiente para que eles entendam que teria de haver a separação, mas é inevitável que algo aconteça de ruim na educação de seus filhos.  Geralmente quando há a separação, um deles se separa não só do (a) cônjuge, mas principalmente daquele que gerou. Mesmo que pais ou mães vejam seus filhos de final de semana, ou mensalmente, sempre há sequelas, pois os pais são feitos para ensinar. O pai e a mãe devem ensinar a criança a andar, se comportar, a ter regras, dignidade, deixar uma referencia positiva.
E para finalizar, a cena dos dois saindo juntos abraçados, me fez pensar... Nunca é tarde para mudar. 
Pai, Mãe, procurem seus filhos, pois eles sempre e para sempre precisarão de vocês.
Que Deus capacite a cada um a serem pais de verdade, pois afinal tudo é obra Dele e Ele é o único que pode restaurar e reconstruir uma verdadeira família.

Por Tita Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário