segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura. Provérbios 12:18


No caminho para a Igreja, estava me amargurando de algumas coisas que aconteceram, e me dei conta que estava agindo erradamente.

Não sou perfeita e sei que não vou conseguir ser, mas peço muito para Deus me incomodar quando estou agindo erradamente.

E nesse incomodo veio o tema para esse post.

Quantos de nós não temos nossos chiliques ao sentirmos excluídos de algo que achamos que não poderia, ou melhor, não deveria acontecer. Amamo-nos a ponto de acharmos que somos importantes e que as pessoas tem que querer estar conosco ou nos ouvir.

Então vieram em minha cabeça algumas questões:
1) Quantas vezes você já consolou alguém por ela estar sozinha, triste, sem um namorado (a) e se achando a pior das pessoas, incompreendida, mal amada, sem autoestima...? Enfim, você fez sua parte, limpou suas lágrimas com bom ânimo, com o companheirismo, doou seu tempo para ela. Mas o (a) ingrato (a) achou sua outra metade e sumiu da sua vida. Está tão feliz que nem se lembra de você!
    Mas você se esqueceu de que Profetizou na vida dele (a) como: “Não se preocupe, Deus vai te dar um maravilhoso companheiro (a), pois você merece!”; “Você vai ser feliz, pois merece toda a felicidade do mundo!”; “Você é uma pessoa linda, só precisa se amar!”; “Está na hora de você crescer e parar de sentir dó de si mesma!” e etc...
2) Quantas vezes você viu seu amigo (a) ou alguém próximo ser humilhado (a) e mesmo assim ele (a) por ser tão humilde fez vista grossa e continuou falando com a pessoa normalmente como se nada tivesse acontecido e você por ser amigo (a) dele (a) e gostar tanto dele (a) aconselhou que parasse de ser tão inocente? “Pare de ser bobo (a) e pare de se rebaixar para essa pessoa, ela não merece a sua amizade. Você é tão bom (boa) que não merece ser humilhado (a)!”
    Com que direito temos de tirar a inocência de uma pessoa, transformá-la em amarga, desconfiada, rancorosa. Aprendemos a perdoar e agimos ao contrário? Onde se encaixa “o humilhado será exaltado”? Diz na Bíblia: “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” (Lucas 14:11). Isso é uma promessa, não é balela.
3) Quantas vezes espera muito que os outros ajam como você age? Espera que as pessoas pensem como você pensa. E quando fazem ao contrario do que espera, fica magoadinho (a)?
Deus fez cada um com a sua própria digital, todos somos diferentes, uns dos outros. Aprendemos a pensar semelhante aos nossos pais, professores ou responsáveis, pois são eles que nos ensinam as primeiras coisas da vida. E quando nos deparamos com outras opiniões ou modos de agir, abalamos. Temos que saber que há diferenças, assim como nos deparamos com elas, o mesmo acontece com a outra parte.
4) Quantas vezes você achou que ser amigo é dizer o que pensa e sem dó e nem piedade. “Amigo fala o que seu coração sente e não só falar amém a tudo o que o outro quer”; “Falar e mostrar a verdade para ele (a)”.
Nessa situação há algumas controvérsias:
  1. Sem dó e piedade: O quão sem dó e piedade é o seu pensamento? O de destruição? Alguém que lhe vem pedir conselhos e acaba sendo detonado por você?
  2. O coração é enganoso, como pode saber se não está agindo com o coração e não a razão?  
  3. Que verdade é essa? A sua verdade?
 Mas quando a situação é inversa? Você está preparado para realmente ouvir de seu amigo (a) as verdades que ele acha que são verdades?

SOBRE A VERDADE:

A nossa verdade, pode não ser verdade para ele, pois se fosse não estaria pedindo conselhos. Ninguém pede conselhos se a verdade é a mesma, pois ouvir o que já sabe, não tem lógica. Pedimos conselhos para na verdade afirmarmos a nossa verdade.  Complicado?

Vou tentar explicar melhor: 
  1. Eu vejo um objeto na minha mão do meu amigo que eu creio ser vermelho. Essa é a minha verdade!
  2. Só que para ele é verde. Essa é a verdade dele. Ele só quer a confirmação da sua própria verdade. Ele não vai te perguntar: Esse objeto por acaso é verde? Ele vai perguntar: Esse objeto é verde não é? (para confirmação)
  3. Quando ele pergunta: que cor é esse objeto? Ai sim... Ele quer uma opinião sua.
  4. E geralmente quando alguém vem nos contar algo, ela diz: Estou certa não estou?  Raramente diz: O que devo fazer?
O ser humano é muito difícil de compreender, pois têm suas manias, seus modos de comportamento, cultura, crença. Nós mesmos, às vezes, entendemos por que temos certas atitudes. O que deveríamos fazer e não fizemos, e o que fizemos e que não deveríamos ter feito. O importante é não esperar muito do próximo e sim fazer o que tem que fazer. Se doar sem querer receber algo em troca, ou reconhecimento.  Continue profetizando sim bênçãos ao seu próximo, mesmo que ele um dia realize seus sonhos e te esqueça, o importante foi que você fez a sua parte.

Continue aconselhando o que realmente é verdade e não a sua verdade. A verdade se encontra nas Palavras de Deus.

_E se a pessoa não crer em Deus?

Se a verdade se encontra nas Palavras de Deus, e você crê nelas, ore antes para Deus te usar e falar as Palavras que Ele deseja que sejam faladas e as testifique.

Não faça por si, mas por Deus!

E detalhe: Se você quer ser um aconselhador, muitos te procurarão, mas a pergunta que fica no ar: Você está preparado realmente para servir de intérprete de Deus? Por que vai ter que se anular para que Deus Cresça e não você. Os louros serão Dele e não seus.

Peça Sabedoria para saber o que é certo e o que é errado. Diferenciar a Verdade de Deus da sua verdade.
E que Deus te abençoe! Nos abençoe!

Obs: Minha verdade pode não ser a sua verdade, mas estarei em oração para que se for a verdade de Deus nessas palavras que escrevi... que Ele as testifique! Se não que Ele mostre para mim qual é a Sua verdade!

Por Tita Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário