domingo, 24 de junho de 2012

Atitudes incompreendidas


Oque você vê nesse desenho?
Há varias interpretações, mas nem todos conseguem colocar em palavras o que realmente sentem, veem, entendem.
Um ponto de vista é a maneira própria de encarar uma situação. Cada um tem sua própria opinião, interpretação, visão, abordagem.
É o que nos faz pensante e diferentes uns dos outros. Às vezes há uma semelhança entre uma opinião da outra, mas nem tudo é igual. Vão ter situações onde as opiniões serão diferentes.
O ser humano é muito interessante e cada vez que se tenta entende-lo, fica mais confuso.
A nossa tendência perante a sociedade é querer que todos tenham a mesma opinião que a nossa, ou aceitem nossa visão como a mais provável, inteligente, perspicaz, nos diferenciando e nos enaltecendo dos outros seres mortais. Mas quando isso não acontece? A casa cai!
Estou percebendo uma tendência no ser humano em ter interpretações errôneas sobre as atitudes das outras pessoas. Inclusive das minhas intenções.
Se você fala uma palavrinha errada, ou a pessoa entende errado, pode-se mudar todo um contexto e provocar reações absurdamente agressivas, depressivas, de perseguição, ou até mesmo confusão de sentimentos. Precisamos ter o hábito de perguntar as coisas novamente para não haver enganos...
_Como é que é?
_O que você disse?
_Foi isso que eu entendi?
E assim por diante. Pois a relação entre as pessoas está tão difícil que se não tentarmos nos entender, isso virará um caos.
O mundo é cruel, as pessoas são intolerantes e isso é devido ao estresse urbano. Ônibus lotado, trem lotado, trabalho cansativo, colegas de trabalho que não ajudam que magoam familiares que tem tanta intimidade que acha que falar o que pensa é normal, ou seja... Não há respeito uns pelos outros.
Tenho percebido isso muito com a minha própria filha, onde ela sempre pergunta o que eu quis dizer com tal coisa, e vejo que me interpretei mal. Às vezes com as amigas, num bate papo de chat, onde temos que escrever: _É brincadeira o que eu escrevi, ou somente “kkkk”, “ahahahaha”, pra que a pessoa saiba que é uma brincadeira. Uma palavrinha pode arruinar tudo, mudar todo um sentido.
Outra situação é como você vê uma cena. Já presenciei coisas que para mim tiveram uma interpretação, e para outros outra. Como assistir “Efeito Borboleta”, “Amnésia” e outros... Deparei com varias opiniões sobre esses filmes...
Eu já me vi narrando coisas que de repente vi que outro viu mais coisas, ou viu de outra forma.
Isso parece bobo, mas é sério! Há muitos casos de pessoas que vão relatar um assalto a policia e descrevem situações diferentes umas das outras. Colocando às vezes inocentes na cadeia...
O mesmo acontece quando você toma uma atitude e as pessoas acham que é errada, imperdoável, mas que para você é a certa e que achava que todos iriam apoiá-la.
Aprendi que o certo para mim nem sempre é o certo para o outro.
Precisamos rever nossos conceitos e comportamentos.
Se não entendeu, ou se surpreendeu com o que alguém lhe falou, pergunte se é realmente isso que você entendeu. Talvez você não saiba se expressar ou vice-versa.
Deus nos deu inteligência não para provar que somos melhores uns que os outros, mas para nos entendermos e construirmos juntos muitas coisas.

Obs: quando fui postar o desenho, vi um gato!
Por Tita Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário